Pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na idade adulta podem se deparar com problemas que prejudicam sua qualidade de vida e a rotina de maneira geral. Isso porque sinais como dificuldade para se concentrar e ter atenção, falta de organização, tédio, inquietação e hiperatividade são bastante comuns num quadro de TDAH. E quem pensa que o transtorno afeta só crianças e adolescentes precisa também estar atento a sua ocorrência de TDAH em adultos.
Caracterizado por déficit de atenção e hiperatividade com impulsividade, a condição leva ao comprometimento da rotina do indivíduo. Ele tende a se manifestar antes dos 12 anos e pode persistir depois dos 18 anos (TDAH do adulto). No adulto, a condição se manifesta por meio de sinais como dificuldade de se manter focado na mesma tarefa, como uma leitura; problema para estabelecer estratégias para resolver questões do dia a dia, inclusive no trabalho; procrastinação de tarefas que exigem mais esforço; dificuldade de se manter no mesmo relacionamento, num curso ou no trabalho; maior incidência de acidentes de trânsito; intolerância à frustração; dificuldade de esperar a vez ou mesmo de se manter parado numa cadeira ou na mesma posição; falar mais do que se deve, entre outros sinais.
O TDAH no adulto é uma entidade extremamente negligenciada, que traz perda de qualidade de vida e limita o desempenho máximo daquele indivíduo. O tratamento com um especialista pode ajudar a mudar o rumo de uma vida. Então, se você tem dúvidas quanto ao diagnóstico, não deixe de buscar o auxílio de um profissional.
Procurando por tratamento de TDAH para adultos em Fortaleza? Entre em contato conosco.