Quando a vaidade pode virar obsessão?

A vontade de ficar mais bonito ou bonita pode se tornar uma obsessão e a linha que divide cuidado com excesso é muito tênue. Nas redes sociais aparecem constantes imagens e propagandas de mulheres que alimentam a busca de um padrão de beleza único, rígido e irreal para os diversos corpos presentes na nossa cultura.

O grande problema é quando essa busca pela beleza gera insatisfação e angústia. O sujeito passa a acreditar que recorrer a procedimentos estéticos e até intervenções cirúrgicas lhe trarão bem estar psíquico ao mudar a aparência.

Quando essas intervenções passam a ser constantes, se tornam uma obsessão. Estudos já denominam esse transtorno em relação ao corpo: é a dismorfia corporal. Esse é um transtorno que faz com que a pessoa comece a ver problemas em partes do seu corpo. Devido a essa distorção da imagem corporal, o paciente mesmo após passar por procedimentos e cirurgias, uma grande porcentagem não ficam satisfeitos com os resultados.

Logo, começam a buscar por mais cirurgias e procedimentos que possam de alguma forma obter “melhores” resultados. É, muitas vezes, nessas situações que se recorre a profissionais e estabelecimentos não credenciados, o que resulta em problemas de saúde ou até mesmo em morte. O desejo de corresponder a um padrão estético midiático pode se tornar uma obsessão. Fique atento a esses comportamentos e busque ajuda profissional caso esteja passando por esse conflito.

Está procurando psiquiatra em Fortaleza? Entre em contato conosco.

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Postar no Facebook
Share on whatsapp
Enviar por whatsapp
Share on linkedin
Postar no Linkedin
Share on email
Enviar por email