Sim, você já sabe que depois de passar a madrugada sem dormir vai ficar sonolento, desatento e “lento”, mas talvez algumas das consequências sejam novidade.
Quando uma pessoa fica sem dormir, ela também pode entrar em um estado de euforia que leva à perda da capacidade de tomar decisões e a comportamentos abusivos e viciantes.
Isso acontece porque o circuito cerebral ligado ao prazer recebe uma alta dose de energia depois de muitas horas sem sono. O mesmo caminho que leva a esse estado também leva a ações de risco.
Bebedeira sem álcool
Ficar sem dormir por 19 horas tem efeitos similares ao de uma pessoa que tem a concentração de álcool no sangue de 0,05%. Em média, essa porcentagem é alcançada quando uma se toma 350ml de cerveja (5% de álcool) ou 140ml de vinho (12% de álcool) em um período de uma hora.
Dirigir com sono ou cansaço extremo, aliás, causa mais acidentes de trânsito no Brasil do que a bebida alcoólica.
Percepção de dor aumentada
Virar à noite é especialmente complicado para pessoas com dores crônicas, já que a falta de sono aumenta a percepção de dor quando comparada a um dia normal.
Picos de hormônios relacionados ao estresse
Não dormir aumenta os níveis de adrenalina e cortisol no seu sistema, o que naturalmente eleva o estresse. Por isso, não dormir deixa as pessoas ariscas e com um humor péssimo.
Esse estresse pode aumentar os níveis de ansiedade em até 30%, o que faz virar a noite especialmente ruim para pessoas que já tenham distúrbios ansiosos. Não à toa dormir faz parte do tratamento da maioria dos distúrbios mentais.
Está com problemas de insônia? Entre em contato conosco.